Custos
CUSTOS DIRETOS
Objetivos da Unidade: ➢ Transmitir uma noção geral sobre custos diretos, abordando definição, material direto, sistema e métodos de custeio, métodos de avaliação de estoques e mão-de-obra.
1. Definição
2. Material direto
3. Sistema e métodos de custeio
4. Métodos de avaliação de estoques
5. Mão-de-obra direta
6. Encargos sociais
1. DEFINIÇÃO
Custos diretos – São os custos que podem ser apropriados diretamente aos produtos. Exemplo: Material Direto e Mão-de-obra Direta.
2.2 – MATERIAL DIRETO
Material Direto – Compreende todo e qualquer material diretamente identificável com o produto e que se torne parte integrante dele. Exemplo: matéria-prima, material secundário, embalagens.
Seu custo é obtido por meio da seguinte fórmula: MD = EI + C – EF
2.2.1 – Tipos de material direto a) Matéria-prima – É o principal material que entra na composição do produto final. Ela sofre transformação no processo de fabricação. É o material que, do ponto de vista da quantidade, é o mais empregado na produção. As matérias-primas em estoque serão aplicadas diretamente no produto e, ao serem transferidas do estoque para o processo produtivo, transformam-se em custos de produção. Ex. madeira na fabricação de móveis. b) Material secundário – Não é o componente básico na composição do produto, mas é perfeitamente identificável. Ex. pregos e parafusos na fabricação de móveis. c) Embalagens – São materiais utilizados para embalagem do produto ou seu acondicionamento para remessa. Ex. papelão onde é acondicionado o móvel.
2.2.2 – Custo do material direto adquirido
Todos os gastos incorridos para tornar o material direto disponível para o uso na produção fazem parte do seu custo. Incluem-se, portanto, os gastos acessórios como fretes, seguros, impostos não recuperáveis e excluem-se os impostos que serão recuperados.
2.2.3 – Avaliação de estoques
Como a empresa compra várias unidades em períodos diferentes com