Custos
Com a globalização, tanto as empresas de pequeno e grande porte precisam manter um padrão mais alto de qualidade e produtividade. Assim sendo, as informações contábeis são requeridas para o controle de custos, melhorias da produtividade e avaliação da rentabilidade.
Com o crescimento do setor de serviços, a concorrência tem feito com que as empresas adaptem seus custos para sobreviverem. Fazendo com que os seus gestores tomem a consciência de usarem informações contábeis para o planejamento, o controle e as tomadas de decisões, aumentando a demanda por informações de gestão de custos.
Avanços na Tecnologia da Informação, com a automação as informações aumentaram em quantidade e o acesso mais facilitado, possibilitando aos usuários destas informações uma análise eficiente das informações armazenadas.
É de responsabilidade do Contador Gerencial e de Custos a geração de informações financeiras necessárias pela empresa para relatórios internos e externos, assim, coletar, processar e relatar informações, que muito ajudará os gerentes nas suas atividades de planejamento, controle e tomadas de decisão.
Planejamento é a atividade administrativa formulada detalhadamente de ações para se realizar um objetivo em particular. (Hansen e Mowen, pág 39).
Por exemplo, uma empresa pode ter o objetivo de aumentar a sua rentabilidade em curto prazo ao melhorar a qualidade total de seus produtos. Ao melhorar a qualidade do produto, esta deve ser capaz de reduzir sucata e retrabalho, diminuir o número de reclamações de clientes e a quantia de trabalho de garantia, reduzir os recursos atualmente designados para a inspeção, e assim por diante, dessa forma aumentando a rentabilidade. Mas como isso será realizado? O plano desenvolvido pode incluir trabalhar com fornecedores para melhorar a qualidade de matérias-primas que chegam, estabelecer círculos de controle de qualidade e estudar defeitos para determinar a sua