Custos
RIO DE JANEIRO
SETEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
CONTABILIDADE DE CUSTOS
A contabilidade tem como um de seus objetivos passar informações para à alta cúpula da empresa, para auxiliar na tomada de decisões que influenciam direta ou indiretamente no funcionamento o bom funcionamento da empresa, otimizando custos e maximizando lucros.
Dentro um mercado tão competitivo a forma como a empresa cuida de seus custos é essencial para o seu desempenho.
Este trabalho tem o objetivo de explica de uma forma abrangente e simples o que vem a ser o custeio por absorção, um dos mais antigos sistemas de custeio, e é o único aceito para fins fiscais. Ele utiliza todos os tipos de custos (fixos, variáveis, diretos e indiretos). Mas óbvio que como em qualquer sistema de custo, possui seus benefícios e malefícios que também iremos ressaltar neste trabalho.
A necessidade da análise e do controle dos gastos empresariais acentua-se à medida que cresce a competição entre as empresas.
A Contabilidade de Custos – que atende essa necessidade – destina-se à geração de informações contábeis de interesse dos usuários internos da empresa, servindo de apoio indispensável a decisões gerenciais das mais diversas naturezas.
Custo é uma despesa que se faz a fim de obter um rendimento. Ao estabelecer um preço, para seu produto ou serviço, deve-se saber qual é seu custo total e o custo por unidade.
Diferentes tipos de custos são usados para diferentes propósitos, e a escolha correta poderá assegurar o uso apropriado dos recursos do departamento.
1 Natureza: o custo representa um consumo de valores decorrentes de atividades industriais, comerciais ou de prestação de serviços. Normalmente os custos antecedem as receitas (vendas). Ao custo inicial geralmente são agregados outros gastos, como por exemplo à matéria prima são adicionados os custos de mão-de-obra, de energia elétrica, etc. no processo de