custos
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho Integrado de Ciências Contábeis
SÃO PAULO
2014
Nome: Jaqueline Santos de Andrade R.A: A2369D-4
CUSTEIO - ABC
ABC - Activity Based Costing
Trabalho Integrado – PIPA I apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplina do 4º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
SÃO PAULO
2014
Custeio ABC
ABC - ActivityBasedCosting
A metodologia ABC nasceu nos Estados Unidos (USA) em meados da década de 80 e foi desenvolvida e criada basicamente pelos Profs. Cooper e Kaplan.
Conceito:
Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (ActivityBasedCosting) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980 (Harvard), voltada à análise de custos de atividades, seus direcionadores, objetos de custos focados para um tratamento especial de custos indiretos e sua junção com a metodologia: UP-Unidade de Produção (UEP).
Uma das importantes razões da crescente utilização e necessidade de uso desta tecnologia é o aumento dos gastos de “Overhead” das empresas que nos últimos anos tem se tornado muito significativo.
“É o método onde as atividades são o foco do custeio” “É o processo de alocação de recursos para atividades e destas para objetos de custos”
Os principais objetivos da implantação de um sistema de gerenciamento de custos com base nas atividades (ABC), estão relacionados com a facilidade e precisão que a administração terá para: