Custos
√ Despesas operacionais
√ Investimentos
√ Financiamentos
Existem várias ações que podem aperfeiçoar o controle de custos como planejar os gastos com uma estrutura fixa, mapear e implantar a gestão por processos, e fazer um planejamento de preços, margens por produto e unidades de negócios. É importante também estabelecer indicadores de desempenho para toda a empresa, acompanhar sistematicamente a realização do planejamento e corrigir os desvios em relação ao planejado. Por fim, são indicadas sempre análises constantes de custos e valor.
“Uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) poderá identificar pontos fortes e fracos na empresa, e, mediante as oportunidades e ameaças do mercado em que atua, é possível fazer um planejamento mais adequado dos rumos a serem seguidos. Essa análise poderá mostrar claramente onde a empresa deverá trabalhar para melhorar resultados”, ressalta Pedro.
Os recursos que entram no caixa da empresa devem ser suficientes para pagar seus compromissos. A liquidez é fruto de uma série de decisões e atitudes tomadas diariamente. Deve-se conhecer o que afeta, de maneira positiva ou negativa, a liquidez e os resultados operacionais da empresa.
O diretor executivo da Conquista Móveis, Lucas Ribeiro Costa, já conviveu com os prejuízos gerados por um mau planejamento. Sua empresa, que produz dormitórios para o varejo em todo o país, além de atender grandes redes de lojas do ramo como a Casas Bahia e Magazine Luiza enfrentava dificuldades para liquidar compromissos, tinha gastos excessivos, e um alto