Custos
Desvantagens
-Absorção incentivando superprodução: no custeio por absorção o custo fixo é levado a estoque e somente se transforma em resultado no momento da venda. Dessa forma um volume de produção superior ao nível de vendas tende a produzir um melhor resultado imediato para a empresa. Como forma evitar a produção de excesso de estoques uma alternativa seria adicionar o custo do estoque que será ativado na empresa na apuração de resultado.
-Ambigüidade de alocação: a ambigüidade ocorre em função dos custos comuns, ou seja, aqueles que guardam uma relação com mais de um objeto do custo. Esse problema é agravado na ocorrência de custos conjuntos, situação em que não há um critério de alocação de recursos que seja unanimidade. Uma alternativa para evitar a ambigüidade seria o contador selecionar um critério de alocação de custos, no entanto essa alternativa recai em um critério arbitrário.
Vantagens:
-Absorção com um sistema de taxa: o custeio por absorção cria um sistema de taxa que possibilita aos gestores da empresa ter conhecimento de quais recursos são prioritários. A taxa funciona como indicador de uma externalidade não reconhecida pelo sistema.
-Custo real e custo contábil: a apuração de um custo contábil pode levar a um resultado que não considere o custo efetivo do objeto, já que as decisões tomadas por uma empresa podem ter um custo que supere o valor do produto calculado pela contabilidade. Uma forma de internalizar as externalidades é aceitar um amento da produção somente quando o custo marginal for superior ao custo médio.
-Uso de custo comum: o custeio por absorção é relevante na contenção de custos de recursos comuns a mais de uma área da empresa por meio da redução do consumo desnecessário do ativo que cada unidade realizava. Outro fator de destaque é alocação de recursos de acordo com as unidades que possuem mais