CUSTOS
Finalidade
Podemos citar: Controle das operações e tomada de Decisão.
Gasto
Gasto é o "sacrifício com que arca a entidade, visando à obtenção de bens ou serviços, mediante a entrega ou promessa de entrega de parte de seu ativo". Pode ser um investimento, custo ou despesa.
Desembolso
O pagamento do bem ou serviço adquirido.
Investimento
"gastos classificados no ativo em função da utilidade futura de bens ou serviços obtidos".
Exemplo:
- Móveis e Utensílios, Veículos, Imóveis, etc..
Custos
"gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços". Isto é, os gastos realizados na fabricação do produto, "dentro da fábrica", são custos.
Exemplos: salários do pessoal da produção, matéria prima utilizada na produção, manutenção das máquinas de produção, aluguel da fábrica, depreciação de equipamentos da fábrica, seguro da fábrica etc.
Perda
O consumo involuntário ou anormal de um bem ou serviço.
Exemplos: Incêndio, greves, perda de matéria prima, etc.
Despesas
"gastos consumidos, direta ou indiretamente, na obtenção de receitas".
Os gastos com pessoal da administração, gastos relativos à venda, depreciação de bens da área comercial ou administrativa são despesas.
Exemplos:
- Na compra de uma máquina de calcular, teremos um investimento. Se a máquina for utilizada na fábrica, sua perda de valor (depreciação) será registrada como custo. Se for utilizada na administração, sua perda de valor será despesa.
- O gasto com energia elétrica da fábrica é registrada diretamente como custo e da administração; como despesa (não passa pela fase de investimento).
- As matérias primas, quando adquiridas, são investimentos (serão classificadas no ativo), quando usadas na produção são custos. Depois de pronto, o produto acabado, será estocado, logo será investimento e depois de vendido, será despesa.
- As perdas normais durante o processo produtivo são custos.
Princípios contábeis