Custos
DESEMBOLSO: Saídas de dinheiro do caixa ou das contas bancárias das empresas, ou seja, entrega a terceiros de parte dos numerários da empresa. Os desembolsos ocorrem em virtude do pagamento de compras efetuadas a vista ou de uma obrigação assumida anteriormente.
GASTOS: Sacrifício Financeiro que a empresa arca/suporta para obter um bem ou serviço qualquer; sacrífico esse representado pela entrega ou promessa de entrega de Ativos (normalmente dinheiro). Trata-se de um conceito amplo: se aplica a todos os bens e serviços adquiridos. Gasto implica em desembolso, porém são dois conceitos distintos. Assim, o que é gasto, ou seja, consumido, são os bens e serviços obtidos por meio do desembolso passado, presente ou futuro. Exemplo de gastos: ➢ matéria prima consumida no processo produtivo; ➢ material de expediente consumido no processo administrativo; ➢ serviços de frete consumidos no processo de venda; ➢ energia elétrica consumida na área industrial;
INVESTIMENTO: Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s). Basicamente, gastos com Ativo Permanente.
Podem ser de diversas naturezas e de período de ativação variados:
- a matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante (ESTOQUE); - a máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente (IMOBILIZADO);
CUSTO: Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Exemplo: matéria prima empregada na produção de determinado produto. Entretanto só é reconhecido como tal, ou seja, custo, no momento da sua utilização. Por exemplo:
INVESTIMENTO CUSTO INVESTIMENTO
ESTOQUE DE MATÉRIA PRIMA ESTOQUE DE PRODUTO ACABADO
Custos da produção de bens – ou custo industrial
São gastos