Custos
CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS E OUTRAS NOMENCLATURAS DE CUSTOS
Referência: Eliseu Martins, Cap. 4
1. Classificação de custos quanto à apropriação ao produto fabricado
Custos diretos – são aqueles que podem ser identificados individual e perfeitamente com o produto fabricado, sendo apropriado a ele de forma direta. Ex: material direto (matéria-prima e embalagem), mão-de-obra direta – MOD (representa os gastos salariais do pessoal que lida diretamente com o produto - operários) e custos relacionados à fabricação de um único produto (energia elétrica da produção, depreciação de máquinas, aluguel da fábrica).
Custos indiretos de fabricação ou de produção (CIF ou CIP) – são todos os demais custos dos produtos fabricados, que não podem ser identificados individualmente com os mesmos. São rateados ou alocados aos mesmos de maneira arbitrária, estimada. Critério de rateio é o parâmetro utilizado para as estimativas. Ex: seguintes gastos na fabricação de dois ou mais produtos - depreciação de máquinas, aluguel de fábrica, energia da produção, etc. Mão-de-obra indireta (MOI) – gastos salariais com o pessoal que lida indiretamente com o produto (supervisor de fábrica, pessoal do planejamento e controle da produção). Material indireto – material de custo irrelevante empregado na composição dos produtos finais cuja separação por cada um sairia dispendiosa (cola, verniz, prego etc).
2. Classificação de custos conforme o nível de atividade
Os custos classificam-se, conforme a variação no nível de atividade, em fixos e variáveis.
Custos fixos são aqueles custos que não variam em seu montante total conforme ocorram alterações no nível de atividade. Assim, qualquer aumento ou redução no nível de atividade não provocará mudança no total de custos fixos.
O nível de atividade normalmente relaciona-se ao volume de produção, mas pode também ser o nível de vendas. Um exemplo típico de custo fixo é o aluguel da fábrica. Este constitui-se de um