Custos I
1. O esquema básico da contabilidade de custos, no método de custeio por absorção, exige um tratamento específico dos dados levantados pela contabilidade financeira. Apresente, com suas próprias palavras, a forma como este esquema se estabelece.
Resposta: O Custeio por Absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.
2. A Contabilidade de Custos se utiliza de alguns conceitos que norteiam suas atividades, a fim de que estas gerem resultados cada vez mais precisos. Desta forma, defina o que ela determina como departamento, as características de seus possíveis tipos e o que vem a ser um centro de custos.
Resposta: A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos Possibilitando a tomada de decisões.
Os propósitos da contabilidade de custos são determinados com base nas necessidades sinalizadas pelos diferentes níveis gerenciais, como por exemplo:
Obter o custo de cada produto, bem ou serviço;
Contribuir para a determinação da rentabilidade e lucratividade do negócio;
Ensejar controles operacionais em níveis diversos;
Auxiliar programas de minimização de custos;
Facilitar a alocação eficiente de recursos;
Fornecer, por meio de suas informações, elementos que fundamentem o processo decisório e auxiliem na pratica do planejamento.
3. A Departamentalização é um procedimento que veio a aprimorar os resultados fornecidos pelo método de custeio por absorção. Apresente os principais aspectos associados à utilização destes