Custos e form. de preços
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO
Araranguá
2010
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO
Trabalho apresentado ao Curso Superor de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Custos e Formação de Preço.
Orientador: Prof. Luíz Fernando Soares da Silva.
Araranguá
2010
INTRODUÇÃO
A seguir, vamos conhecer a importância dos sistemas de custeio para o sucesso das empresas, de que maneira elas podem concentrar seus esforços na administração dos custos visando obter o máximo de competitividade frente aos seus concorrentes.
Vamos aprender a diferenciar custos fixos e variáveis, despesas e custeios, bem como os exemplos de cada um deles. Informações indispensáveis que devem ser utilizadas no momento de otimizar ou corrigir o processo produtivo de uma organização.
Resumo do texto “Seja competitivo conhecendo seus custos ”:
Nos dias atuais, o controle de custos constitui-se em ferramenta fundamental para a obtenção do sucesso de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Ao contrário do que ocorria no passado, hoje os preços são definidos pelo mercado, isto significa que não adianta tentar preservar o lucro aumentando o preço do produto e deixando de corrigir eventuais deficiências ou desperdícios ocorridos na fabricação, pois o mercado consumidor não aceitaria este produto. O foco deve ser a redução de custos, é necessário administrá-los com eficácia para obter um preço final competitivo e assim atingir os objetivos da organização. Para que haja um controle de custos eficiente, é preciso utilizar-se das técnicas de custeio, as quais possibilitam uma visão ampla e detalhada dos valores investidos em cada etapa do processo de produção, encontrando as falhas ou desperdícios e permitindo ao gestor a correção dos pontos fracos encontrados.
Conceitos Pesquisados:
A contabilidade de custos segundo