Custos RH
Caso RH - Demissões
Posicionamento quanto a redução de quadro de pessoal
A empresa Três Rios é uma média manufatura que vem tendo problemas financeiros devido ao aumento da competitividade. Assim sendo, a sua diretoria, representada pelo Presidente João Marco, optou por cortes de pessoal para reduzir os custos variáveis e chamou seu gerente de Recursos Humanos, Luís Cláudio, para providenciar as demissões.
Luís Cláudio, após a análise do seu quadro de pessoal, decidiu iniciar o processo em um grupo de nove funcionários da área de informática que, após a informatização da empresa, estava com capacidade ociosa.
Para tanto, Luiz Cláudio tomou as seguintes decisões: escolheu uma sexta-feira para informar ao grupo sobre a demissão e chamou cada funcionário pessoalmente para dar a notícia. Ele iniciava a conversa argumentando sobre a avaliação de desempenho do demitido ressaltando os seus pontos fracos, a fim de justificar a demissão. A reação de cada um era muito negativa: todos esboçavam reações agressivas criticando a empresa, alegando que a mesma não tinha reconhecimento pela cooperação de seus funcionários entre outros argumentos.
Após o terceiro funcionário, todos os que eram chamados pelo gerente já sabiam que se tratava da demissão. Instaurou-se na área um clima de terror. Ninguém conseguia desempenhar as suas tarefas. Em um determinado momento, Luís Cláudio chamou a sua secretária a fim de fazer uma solicitação, e a mesma entrou na sala muito nervosa, pedindo pelo amor de Deus que ele não a mandasse embora.
Luís Cláudio se surpreendeu e tratou logo de tranquilizá-la, colocando-se numa posição de vítima e explicando-lhe que ele só estava cumprindo decisões/ordens tomadas pela diretoria e transmitidas pelo Presidente, das quais fora apenas informado.
Com base no caso descrito, responda as perguntas abaixo, justificando as suas respostas:
a) Você acredita que a forma pela qual o Presidente