Custos Pré-determinados
Neste trabalho, elaborado durante o mês de Agosto, no âmbito da cadeira de Contabilidade Analítica II, do 3º Ano abordaremos sobre os custos pré determinados.
Também iremos abordar dos vários conceitos que estão dentro dos custos pré determinados exemplos os desvios. Vamos também indicar quais as áreas da empresa são aplicados os custos pré determinados. Para poder verificar se as informações dadas pelos gestores correspondem as informações que constam no orçamento.
Relativamente aos custos pré determinados iremos abordar mas a parte dos desvios dentro de uma entidade.
Custos pré determinados
Desvio de vendas
Os orçamentos contem os objectivos quantificados para cada uma das áreas de empresa de modo a constituírem base da actuação de cada responsável para o período considerado. Dai importância de que os orçamentos sejam elaborados, discutidos e aceites pelos responsáveis.
Segundo Abdellatif Khemakhem podem graduar-se o nível de participação da seguinte forma:
Reunião com os subordinados para lhes expor uma decisão que lhes diz respeito, as razoes que a motivam, clarifica-la e examinar em que condições a decisão é aceite;
Discussão com os subordinados de uma decisão que lhes diz respeito, antes que ela seja tomada definitivamente.
Quando comparamos os valores reais ou realizações com valores constantes dos orçamentos obtemos aquilo que designamos de desvios.
Quais os desvios devemos considerar nas vendas?
Um dos primeiro respeita a quantidade, ao comparamos as quantidades reais (Qr) com as quantidades previstas no orçamento (Qo) obtemos o chamado de desvios de quantidades.
Desvio de quantidade = quantidades reais - Quantidades previstas no orçamento
D= Qr - Qo
Desvio de valor resulta da comparação do valor da facturação real (Qr * Pr) com a facturação prevista no orçamento de vendas (Qo * Po), ou seja:
Desvio de valor = Qr * Pr – Qo * Po
O desvio de valor tanto pode ser pela variação nas quantidades em