custos por departamentos
Um departamento corresponde a menor unidade operacional de um conjunto de homens e máquinas que desenvolvem atividades homogêneas (BRUNI, FAMÁ, P. 128, 2004). O departamento seria a menor unidade administrativa para a contabilidade de custos. A departamentalização é muito utilizada para alocar os custos indiretos, pois os métodos de rateio não são 100% confiáveis e nem sempre correspondem com exatidão o que é gasto por cada produto; outro ponto importante de utilização da departamentalização é para saber quanto cada departamento está gastando para evitar desvios de dinheiro ou gastos excessivos, e também para a empresa saber qual departamento que mais gasta. Os departamentos podem ser divididos em 2 grandes grupos segundo Bruni, Famá (2004, p. 128)
Departamento de serviços: corresponde a parte essencial da organização, não trabalhando, porém, na elaboração dos produtos ou dos serviços. Sua função consiste em atender as necessidades dos departamentos de produção ou de outros departamentos de serviços.
Departamento de produção: elabora diretamente os produtos transformando fisicamente as unidades em processamento. Como os departamentos de produção recebem os benefícios executados pelos departamentos de serviços, os custos destes últimos devem ser também incorporados a produção logo o custo de produção será a soma dos custos dos departamentos de produção e dos departamentos de serviços. A departamentalização não é utilizada somente em empresas industriais, podendo ser utilizado em outros ramos. Um departamento é basicamente um centro de custo, mas alguns departamentos podem ter mais de um centro de custos, por exemplo:
Numa empresa, o departamento de perfuração possui também três máquinas, mas cada uma com uma capacidade de perfuração diferente operada por operários especializados. Cada produto pode passar só por uma delas, por requer aquele tipo especial de processamento, ou passar por todas se necessitar