custos logisticos
A logística ganha atenção no contexto de gerenciamento de atividades. Discutir as possíveis formas de identificar, controlar e analisar os gastos financeiros incorridos no decorrer das atividades de aquisição, transporte, movimentação interna, fabricação e distribuição ao cliente final. Para Christopher (1997:10) “A missão do gerenciamento logístico é planejar e coordenar todas as atividades necessárias para alcançar níveis desejáveis dos serviços e qualidade ao custo mais baixo possível”. A logística estende-se nas organizações desde a compra da matéria-prima até a, venda e entrega do produto final. Na teoria de custos, primeiro deve separar o que seja custo daquilo que é despesa. No entanto, na separação de custos e despesas, os custos logísticos são confundidos com os demais, não sendo possível identificá-los claramente, assim sendo, estes não são trabalhados como um centro de custos da área logística. Os custos são elementos essenciais, considerados nas estratégias competitivas de uma empresa. O gerenciamento de custos logístico são os custos de planejar, programar e controlar todo o que entrada, o que saí, desde o ponto origem até o ponto de consumo.
A forma de tributação também contribui decisivamente no gerenciamento dos custos logísticos envolvendo a parte tributária. Pois o governo editou normas que fizeram com que o PIS e COFINS, se tornassem não cumulativos, cujo controle é semelhante ao empregado para o ICMS. Porém, caso a empresa opte pelo lucro presumido não há a necessidade de se implantar controles adicionais, uma vez que o PIS e COFINS incidem sobre o faturamento.
Conceito Logístico
Com os avanços tecnológicos conquistados nas últimas décadas e com a globalização, a logística se tornou importante para redução de custos e para conquista da competitividade. Pode-se conceituar logística adotando uma definição mais atual sugerida por Supply Chain Management: Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira