CUSTOS LOGISTICOS
1 – Por quais custos o transporte é composto e o que os incluem?
Fixos e variáveis
Fixos – incluem depreciação das frotas, salários e manutenção.
Variáveis – incluem combustíveis, pneus, lubrificantes, dentre outros.
2 – Qual o objetivo principal da gestão de custos logísticos?
Primeiramente estabelecer prioridades de controle. Focando sempre na meta que se quer atingir. Controlar e reduzir os custos Logísticos fazendo com que seus produtos sejam mais competitivos e traga maior retorno financeiro à organização. O objetivo deste treinamento é capacitar os profissionais de logística a ter um maior controle dos custos presentes em seus setores e gerenciar os recursos da maneira mais eficiente possível.
3 – Defina:
A – Gastos. Envolvem sacrifícios financeiros para uma empresa que pode ser representado pela promessa de entrega de ativos. Esses podem ser desembolso que é um pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço que não se afina com o momento do gasto, ou seja, são gastos que irão afetar o caixa da empresa. E os não desembolsáveis que são considerados gastos econômicos , mas não afetam o caixa da empresa como exemplo a depreciação.
B – Investimentos. Consideram os recursos comprometidos para o funcionamento exclusivo. Os gastos ativos compostos por bens e direitos de propriedade da empresa que beneficiarão os exercícios presentes e futuros. Todos os ativos logísticos, equipamentos de movimentação, veículos, instalações, prateleiras, e os estoques são considerados investimentos.
C – Custos. Gastos relacionados aos sacrifícios dos recursos ocorridos no processo produtivo. Elementos essenciais na s táticas concorrentes de uma empresa. Sink e Tutle (1993) afirmam que em algumas linhas de produção e serviços, o custo é o principal determinante do sucesso competitivo.
4 – Como podemos definir “custos diretos” na logística?
Podem ser diretamente ajustados a cada tipo de objeto, pela sua fácil identificação e mensuração no momento de