CUSTOS LOGISTICOS
Considerações sobre aplicação do método de custeio ABC na logística interna
Resumo O presente trabalho propõe uma análise gerencial sistêmica da produtividade e lucratividade dos processos logísticos em indústrias de manufatura, esta análise aplica a definição de Lorino na relação função e processo. Com uma breve revisão do sistema de custeio ABC e a logística interna o trabalho analisa importantes aspectos da implantação do mesmo. O estudo salienta a importância da informação com o baixo custo, concluindo-se que o nível e a exatidão da informação são os principais obstáculos na implantação destes sistemas.
Palavras-chave: Custeio ABC, logística interna, processos logísticos.
1.Introdução
A competitividade acirrada gerada pela globalização vem causando um impacto profundo no comportamento das indústrias perante o mercado, mudando a postura de relacionamento entre a indústria e os clientes finais. Esta nova postura gera a necessidade de redução de custos internos nas indústrias, na tentativa de tornarem-se mais competitivas e mais lucrativas.
Por outro lado, os ciclos de vida dos produtos continuam diminuindo e a vantagem competitiva numa geração da vida de um produto não garante a liderança na próxima plataforma tecnológica. As empresas que competem em setores de rápida inovação tecnológica devem dominar a arte de prever as necessidades futuras dos clientes.
As fronteiras nacionais deixaram de ser um obstáculo à concorrência de empresas estrangeiras e ágeis. As empresas da era da informação concorrem com as melhores empresas do mundo.
Neste novo cenário competitivo, oferecer produto de qualidade a custo adequado não é mais um diferencial competitivo, mas condição básica para que a empresa possa pensar em entrar em um novo mercado ou permanecer desenvolvendo suas atividades. Diante deste cenário, a logística vem se posicionar como um novo campo a ser desbravado pelas empresas com o objetivo de obter