Custos industriais
É o valor líquido do património de uma empresa. O capital próprio é a diferença entre os activos e passivos, ou seja, a diferença entre tudo aquilo que a empresa possui e deve a terceiros.
2. Ativo total
Nos negócios, os ativos totais consistem em todos os bens de uma empresa. Um ativo é definido no negócio como todos os itens de propriedade conversíveis em dinheiro. Exemplos de recursos incluem o dinheiro, notas e contas a receber, títulos, estoques, clientela, utensílios, máquinas, imóveis e outros.
3. Custeio por absorção
Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.
4. As principais características do custeio por absorção: 1. Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos.
2. Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços.
3. É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.
4. Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção
Vantagens e desvantagens no custeio por absorção
Identificam-se as seguintes vantagens na utilização do custeio por absorção: ü está de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)e a leis tributárias; ü é menos custoso porque não requer a separação dos custos demanufatura nos componentes fixos e variáveis; e ü c) os resultados são aceitos para a preparação de demonstraçõescontábeis de uso externo e para obtenção de soluções de longo prazo, ondeeste método é