Custos fixos
Com a finalidade de assegurar uma conduta ética no ambiente corporativo, um número crescente de empresas brasileiras têm adotado um Código de Ética e criado um Comitê de Ética. O Código de Ética, via de regra, estabelece: a) princípios e regras de conduta a serem observados pelos membros da organização em suas relações internas e externas; b) o que fazer em caso de dúvida sobre seus preceitos; e c) providências que os funcionários deverão adotar no caso de tomarem conhecimento de uma infração ética. O Código de Ética dispõe que os infratores de suas disposições estarão sujeitos à penalidades disciplinares e, eventualmente, aos procedimentos legais cabíveis.
Em relação ao Comitê de Ética, suas atribuições, em geral, são aprovar o Código de Ética, providenciar sua divulgação, esclarecer dúvidas sobre seu conteúdo e analisar as infrações éticas cometi das por funcionários, infrações que constituem violação do Código de Ética
2. UTILIZAÇÃO
1. Porque os implicados aderem a ela.
2. : O contrário também ocorre, portanto pode-se dizer que a existência de uma norma técnica publicada não implica que ela é utilizada, ou mesmo que seja correta.
3. Porque ela se encontra atualizada.
4. : Elas são frequentemente revistas, revisadas e republicadas (atualizadas). Quando não expresso o contrário, é suposto que a versão mais atual é que está sendo referida (ou sendo empregada).
3. RESUMO
Todas as empresas quando crescem ou querem expandir, tendem a padronizar normas, procedimentos, rotinas a fim de que se minimize ou elimine possíveis dúvidas e dar diretrizes para soluções de problemas cotidianos.
A questão fica pela implementação, revisão e atualização das normas, que deverá ser responsabilidade da cúpula administrativa ou um conselho eleito que por sua vez ficará também com a incumbência de supervisionar e agir quando necessário em caso contrário às normas.
É como se fosse um arquivo, que pode ser organizado de forma alfabética, numérica e/ou