Custos empresariais
Quem está perguntando?
• Um cliente que precisa saber o preço da mercadoria?
• O dono da empresa, que pretende elaborar o Planejamento Estratégico da empresa?
• Um dos administradores da empresa, para formar o preço de venda do produto?
• O contador, para efetuar os registros nos estoques e auxiliar na formação do preço?
As duas maiores preocupações dos administradores de uma empresa, na parte operacional, estão voltadas para a evolução dos custos de manutenção de suas atividades e para a receita a ser obtida com a venda de seus produtos.
A necessidade de se possuir um preço competitivo num sistema capitalista é primordial para a sobrevivência de uma empresa, mas mais importante até do que a receita obtida com a venda dos produtos é a necessidade de produzi-los pelo menor preço possível para garantir a rentabilidade do produto e, conseqüentemente, o lucro indispensável para o crescimento, retorno satisfatório dos valores investidos e até sobrevivência da empresa.
Para acompanhamento das receitas, custos e volumes é indispensável que se possua um sistema de custeio bem definido e fixado em bases reais e correntes.
A principal fonte de informação para análise da evolução dos custos de uma empresa é gerada pela contabilidade de custos.
CENÁRIO ATUAL
Hoje em dia, a competição entre as empresas transcende fronteiras, uma vez que elas competem nos mercados internacionais. Em resumo, toda essa competição tem um objetivo comum: oferecer produtos com qualidade que agradem aos consumidores a preços acessíveis. Esse tipo de competição está se tornando cada vez mais árduo na arena do mercado global.
Fatores relacionados à sobrevivência das empresas em mercados altamente competitivos estão ligados a forma como as organizações planejam estrategicamente seus negócios. Um ponto importante para o início dessa discussão está associado com a questão da administração, ou não, dos preços dos produtos ofertados ao mercado. Em