Custos dos acidentes do trabalho
OS CUSTOS DOS ACIDENTES NO TRABALHO SÃO DE MUITA IMPORTANCIA PARA UMA EMPRESA, POIS É NELAS QUE OS EMPREGADORES CALCULAM O QUANTO IRA GASTAR PARA PODER EVITAR O ACIDENTE, ELABORANDO E ANALISANDO O RISCO DE CADA SERVIÇO.
SÃO COMPOSTOS POR:
CUSTO DIRETO
SÃO DESPESAS LIGADAS DIRETAMENTE AO ACIDENTE, COMO DESPESAS MÉDICAS HOSPTALARES E FARMACEUTICAS COM A RECUPERAÇÃO DO ACIDENTADO, PAGAMENTO DO SALÁRIO RELATIVO AOS PRIMEIROS 15 DIAS APÓS O ACIDENTE, OUTRAS DESPESAS, COMO TRANSPORTE DO ACIDENTADO, ASSISTENCIA Á FAMÍLIA, EM OUTRAS PALAVRAS, O CUSTO DIRETO É A PARCELA DO CUSTO CUJA RESPONSABILIDADE É DE UMA EMPRESAA SEGURADORA NO CASO DO BRASIL O INSS.
CUSTO INDIRETO
SÃO DESPESAS NÃO ATRIBUÍDAS AOS ACIDENTES, PREJUÍZOS PELAS HORAS IMPRODUTIVAS EM DECORRENCIA DO ACIDENTE, OU SEJA, CUSTO QUE NÃO SE MANIFESTA PELO ACIDENTE, MAS SIM COMO CONSEQUENCIA INDIRETA DESTE, COMO SALÁRIO PAGO AO ACIDENTADO NÃO COBERTO PELO INSS, RELATIVO AOS PEQUENOS ACIDENTES, ENQUANTO O TRABALHADOR SE ENCONTRA NO AMBULATÓRIO DA EMPRESA, SALÁRIOS PAGOS A OUTROS FUNCIONÁRIOS NO ATENDIMENTO AO ACIDENTADO PERDA DE LUCROS DANOS MATERIAIS DESPESAS COM TREINAMENTO DO SUBSTITUTO, HORAS EXTRAS PAGAS A OUTROS FUNCIONÁRIOS, DESPESAS COM A INVESTIGAÇÃO DO ACIDENTE, E DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO EMPREGADOR, NÃO HAVENDO COBERTURA EM TAL CIRCUNSTANCIA.
HEINRICH, PIZA (1998), evidenciou, em 1930, a relação 4 : 1 entre os custos não segurados (indiretos) e segurados (diretos) de um acidente,demonstrando assim que apenas pequena parcela dos prejuízos com acidentes são reembolsáveis pelas empresas. Esta relação, aceita pelos especialistas, é baseada no fato de que a cada dólar gasto com indenização e assistência às vítimas do acidente (custo segurado), correspondem 4 dólares de custo não segurado.Ainda nessa época, H. W. Heinrich enunciou, em sua pesquisa publicada no livro intitulado Prevenção de acidentes industriais, em 1931, que contra cada lesão incapacitante (com