CUSTOS DO GINASIO DE PEDIATRIA NA GESTAO DE REABILITACAO NO HOSPITAL
1- INTRODUÇÃO
A análise de custos e suas implicações econômicas na área de saúde é hoje um dos grandes focos de estudo. Este interesse tem sido alimentado pela preocupação com a elevação crescente dos gastos em saúde. A medida que a responsabilidade e a demanda pelo sistema de saúde público tem aumentado somos forçados a reexaminar os benefícios e custos de nossas ações para assegurar que haja uma alocação eficiente dos recursos.
O sistema de gerenciamento de custos , constitui ferramenta importante, uma vez que subsidia tomadas de decisões gerenciais.
Esse Sistema permite, a análise de custos de produtos e serviços gerando assim informações importantes para a melhoria de processos e da qualidade e eficiência dos serviços prestados.
Essas análises podem auxiliar na seleção das intervenções mais efetivas, a custos menores, e agregar elementos para alterações e aprimoramento da assistência na instituição, aumentando a eficiência dos serviços e a qualidade dos cuidados em saúde prestado.
A apuração e o controle dos custos constituem uma absoluta necessidade dentro das instituições hospitalares, pois enquanto a primeira serve de instrumento eficaz de gerência e acompanhamento dos serviços, a segunda permite a implantação de medidas corretivas que visem a um melhor desempenho das unidades, com base na possível redefinição das prioridades essenciais, aumento da produtividade e racionalização do uso de recursos dentre outras medidas administrativas.
O conhecimento dos custos permite direcionar os esforços da instituição naquilo que agrega valor e melhora a qualidade da assistência.
O hospital escolhido é referência nacional em tratamento cirúrgico de doenças ortopédicas e traumas e posto de excelência na área de ortopedia, traumatologia e reabilitação no país. A demanda de pacientes é alta e por isso há necessidade de se gerenciar de maneira eficaz os recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
2-