custos-departamentalização
Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade e similaridade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais, normalmente as empresas estão divididas em departamentos; sua estrutura formal e representada pelo organograma.
1.1. Custeio de Departamentalização
Custeio de departamentalização é um sistema de atribuição de custos indiretos ao produto por meio de departamento. Departamentos são divisões, seções ou setores que compõe um estabelecimento, comercial e industrial, prestador de serviço, bancário, etc. Podemos definir também departamento sendo a unidade mínima administrativa para a Contabilidade de Custos, representada por pessoas e máquinas (na maioria dos casos), em que se desenvolvem atividades homogêneas. Diz-se unidade mínima administrativa porque sempre há um responsável para cada departamento ou, pelo menos, deveria haver. Esse conceito que liga à atribuição de cada departamento à responsabilidade de uma pessoa dará origem a uma das formas de uso da Contabilidade de Custos como forma de controle. Dentro das empresas temos os seguintes departamentos:
1.1.1. DEPARTAMENTO ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANCEIRA
Dentro deste departamento estão: Cobrança, contas a pagar, contas a receber controladoria, diretoria, núcleo de pessoas, de dados, pessoal, transporte e comunicação.
1.1.2. DEPARTAMENTO ÁREA COMERCIAL
Dentro deste departamento estão: Compras, expedição, faturamento, marketing, recebimento, vendas, etc.
1.1.3. DEPARTAMENTO DA ÁREA DE PRODUÇÃO
Dentro deste departamento estão: Ambulatório, médico, acabamento, almoxarifado, conservação e manutenção, contabilidade de custos, controle de qualidade, costura, fundição, montagem, etc.
Para a contabilidade de custos departamento é a menor unidade administrativa da empresa industrial, composta por homens e bens, capaz de realizar tarefas homogenia. Os