Custos Conjuntos
Resumo Crítico:
O artigo denominado “MÉTODOS DE ATRIBUIÇÃO DE CUSTOS CONJUNTOS APLICADOS À ATIVIDADE DE CUNICULTURA: UM ESTUDO DE CASO” tratou de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e quantitativa e também por abordagem de métodos estatísticos quando referido a análise dos dados coletados na pesquisa elaborada pelos autores por meios de um estudo de caso aplicado na atividade de cunicultura. A atividade de cunicultura se refere ao cultivo, procriação e abate de coelhos para a atividade fim da empresa. A entidade estudada compra os coelhos de outra entidade onde faz o abate e a partir dos mesmo terem os Coprodutos, subprodutos e a sucata.
Primeiramente, os autores descrevem os conceitos abrangentes sobre os custos conjuntos, onde se destaca por concordância de vários autores estudos para a elaboração do presente artigo o seguinte conceito: “a existência de produção conjunta ocasiona o surgimento dos Custos Conjuntos, sendo esses os custos gerais da produção, e que não podem ser identificados objetivamente em nenhum dos produtos ou serviços individualmente” onde é visto que Horngren et al. (2000), Leone (2000), Maher (2001), Martins (2003) e Santos (2005) dispõe praticamente do mesmo conceito segundo os autores do artigo estudado.
A figura abaixo pode mostrar mais facilmente o que os autores do artigo descrevem no mesmo, onde quando dizem que são custos conjuntos quando não se pode distinguir ou mensurar valores precisos para cada Coproduto( Produto da atividade principal da entidade), subproduto (não é da atividade principal da entidade porem faz parte de parte da receita da entidade) e sucata( produtos que tem um valor muito pequeno e será contabilidade apenas quando vendidos e se forem vendidos) que irá se dar a partir da matéria prima utilizada. Os autores se referem aos custos conjuntos os custos de se dão