Custos 2 bimestre
O termo “estoque” designa o “conjunto” dos itens materiais de propriedade da empresa que: * São mantidos para venda futura; * Que se encontra em processo de produção; ou * São correntemente consumidos no processo de produção de produtos ou serviços a serem vendidos.
- Objetivo principal do custeio dos estoques e a seleção dos métodos de custeio - O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custos adequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. A adoção do critério de lucro como base principal para selecionar o método de custeamento dos estoques provoca alguns efeitos na posição financeira da empresa.
Na seleção do método de custeamento dos estoques, uma importante consideração é o conceito de lucro líquido. Entretanto, os contadores ainda não chegaram a um acordo quanto a definição do lucro, cujo conceito permanece muito subjetivo e dependente dos propósitos que estejam sendo visados. Como resultado, o lucro tem sido definido diferentemente para diversos propósitos, tais como, propósitos econômicos, legal e histórico.
- Os custos dos materiais - O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, além do preço desses materiais, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidos.
Na prática os custos podem variar de uma compra para outra, e não é necessário (a não ser no caso de produtos perecíveis) determinar de qual lote específico o consumo foi realizado para se efetuar a baixa do