Custo
Não resta dúvida de que o setor de prestação de serviços é extremamente diversificado, havendo inclusive o surgimento constante de novas modalidades. Pode-se, porém, destacar algumas que são de grande importância, a saber:
a) Telecomunicações e informática:
Constitui-se de uma das áreas mais promissoras na geração de empregos e de renda, tanto a curto como médio prazo, mormente devido às privatizações com participações de grandes corporações multinacionais, que estão investindo pesado para atender à demanda da grande extensão do território brasileiro.
b) Instituições financeiras:
Nestas atividades, onde também vem ocorrendo elevado nível de automação através da informatização, os principais custos referem-se à captação e remuneração de fundos, gerenciamento das captações, aplicações e empréstimos de capitais, mão-de-obra, depreciação das agências e investimentos em informática.
c) Construtoras:
Representam um dos principais setores geradores de emprego, mormente de mão-de-obra menos qualificada. Neste setor poderá haver somente o fornecimento de serviços, ou seja, mão-de-obra e equipamentos; neste caso, os principais custos são os relacionados aos salários e encargos sociais, além da depreciação dos equipamentos. Poderá também haver o fornecimento tanto de serviços como de materiais, como, por exemplo, quanto se constrói em terreno do cliente, caracterizando o chamado fornecimento da obra completa, sendo neste caso adicionado aos custos também o valor dos materiais. A construtora poderá ainda construir em seu próprio terreno, para posterior revenda.
d) Serviços hospitalares, educacionais, recreativos, etc.:
Nestes serviços, os principais custos são compostos por mão-de-obra e depreciação dos prédios e equipamentos, sendo que, normalmente, os custos de materiais são insignificantes, com algumas exceções nos casos de alguns serviços hospitalares.
e) Serviços de