Custo
A melhor arma de controle em Custos, é o uso do Custo-Padrão. Este pode ser o ideal, fixado com base em condições ideias de qualidade de materiais, mão de obra e equipamento, bem como de volumes de produção, ou Corrente, fixado com fundamento em desempenhos desses itens considerados altos, mas não impossíveis de se alcançar. O método do custo padrão tem como função principal fornecer suporte para o controle de custos da empresa, proporcionando um padrão de comportamento para os custos. "O custo padrão é a determinação antecipada dos componentes do produto, em quantidade e valor, apoiada na utilização de dados de várias fontes,com validade para determinado espaço de tempo" (Dutra, 1992, p. 166).
O Custo-padrão é estabelecido para os materiais, a mão-de-obra e os custos indiretos. Os materiais consideram-se todos os fatores passíveis de modificação, destacando-se a especificação, a quantidade, o preço, a taxa de aproveitamento e as perdas naturais. Para a mão-de-obra, considera-se o tempo de execução de cada etapa, o período médio de tempo improdutivo, a taxa horária de cadacomponente da equipe, as alterações salariais, etc. Para os custos indiretos, há uma dificuldade de estabelecer o padrão.
Segundo MARTINS (2000), existem várias concepções de Custo-Padrão: Custo-padrão Ideal , Corrente e Estimado.
Custo-Padrão Ideal: Os cálculos relativos a tempo de fabricação
2. UTILIDADES
O Custo-Padrão pode ser utilizado para diversas metas ou objetivos. O principal objetivo do custo-padrão é estabelecer uma medida planejada que será utilizada para compará-los com os custos reais ou históricos com a finalidade de revelar desvios que serão analisados e corrigidos, mantendo estável o desempenho operacional dentro dos rumos estabelecidos,mas isso não o torna uma forma de contabilização de custos(como Absorção e Variável),e sim uma técnica auxiliar.O uso do Custo-Padrão não significa a eliminação dos Custos a Valores Reais Incorridos (Custo Real), pelo contrário