custo
Relação Custo Volume e Lucro
Este presente tópico trata basicamente do ponto de equilíbrio, analisando os fatores dos Custos e Despesas fixos e variáveis, o lucro e o volume.
Custos e Despesas Fixos
“Sabidamente, não existe Custo ou Despesa eternamente fixos; são, isso sim, fixos dentro de certos limites de oscilação da atividade a que se referem, sendo que após tais limites, aumentam, mas não de forma exatamente proporcional, tendendo a subir” como exemplo: O salário da supervisão de uma fábrica pode manter-se constante até certo ponto, e depois pode sofre um acréscimo de 10% devido a fatores como reajuste, prêmios e outras variáveis.
Custo $Custo $Volume de Atividade (a)Volume de Atividade (b) Martins (2003, p. 254-255)
Custos e Despesas Variáveis
Custos e Despesas variáveis como: matérias-primas e mão-de-obra, nem sempre apresentam um comportamento proporcional ao grau de produção, por exemplo: perda no processamento devido ao baixo volume de produção e também por causa da produtividade acaba reduzindo ou aumentando o tempo de produção de uma determinada peça por funcionário.
Martins (2003, p. 255)Custo $Custo $Volume de Atividade (a)Volume de Atividade (b)
Custos Totais
Representação gráfica dos custos totais, tomando como base, os dois exemplos anteriores, Custos e Despesas Fixos e Variáveis.
Martins (2003, p. 256)Custo $Custo $Volume de Atividade(e) = (a) + (c)Volume de Atividade VariáveisFixos0%40%90%(f) = (b) + (d)
Custos Totais
Representação gráfica dos custos totais, tomando como base, uma empresa que estivesse trabalhando com 70% de sua capacidade, quanto mais capacidade, mais a linha dos gastos variáveis sobe.
Martins (2003, p. 256)$VolumeVariáveisFixosTotais90%40%70%(g)
Custos Totais
Com o passar dos