Custo
SÃO PAULO
2014
1. INTRODUÇÃO
Em um ambiente da economia brasileira em que o setor de serviços foi o único que apresentou crescimento no ano de 2012, chegando a representar 68,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, podemos notar a consequência direta disto na prestação de serviços contábeis onde vemos um aumento na competitividade destas empresas fortalecendo ainda mais a necessidade de se obter uma redução de custos e um melhor preço de venda, alem de serviços de qualidade aos seus clientes.
A apuração de custos se faz necessária no ramo de serviços, tanto quanto na indústria e comércio, pois todos os ramos possuem o mesmo objetivo, que é o de gerar lucros, e é através dos métodos de custeio e controles gerenciais que se procura mensurar o custo dos serviços prestados.
Diante disto o presente estudo visa mostrar aos empresários do ramo de serviços contábeis, que para manter-se no mercado obtendo lucros é preciso ter um modelo de gestão eficaz capaz de evitar custos desnecessários. Primeiramente analisando e classificando todos os custos da empresa em questão, apropriando cada qual e chegando assim ao custo final do serviço, para assim formar o preço de venda do serviço prestado e se o mesmo condiz com o que é hoje cobrado, mostrando assim que obtendo uma gestão de custos ativa, a probabilidade de crescimento e destaque da empresa se torna maior e com a política de custos em execução, os gestores podem oferecer aos seus clientes esse estudo como um novo serviço que será de grande valia, aumentando a lucratividade e satisfação de ambas às partes de forma simples e eficaz.
2. REFERÊNCIAL TEÓRICO
2.1. Contabilidade de Custos
Conforme Perez Jr, Oliveira e Costa (2011, p. 08), “Custos: gastos relativos aos bens e serviços (recursos) consumidos na produção de outros bens e serviços. Observe que não existem despesas de produção, pois todos