Custo
Marion (2008) pesquisou e concluiu que muitas organizações, estão em situação administrativa e financeira difícil. Muitas causas foram observadas pelos gestores, mas o real motivo é a má gerência das decisões tomadas sem dados confiáveis. Contabilidade irreal, custos mal gerenciados, dados distorcidos, elaborados exclusivamente para atender medidas legais esse foi o motivo dessas falências.
A gestão de custos requer uma compreensão profunda da estrutura de custo da empresa. Os gestores precisam ser capazes de determinar os custos a longo prazo e a curto prazo de atividades e processos, assim como os custos de produtos, serviços e outros objetos de interesse (por exemplo, os clientes). Os custos de atividades e processos não aparecem nas demonstrações financeiras. Porém, conhecer esses custos é fundamental para as empresas que estão se engajando em tarefas como a melhoria continua, a administração da qualidade total, a gestão ambiental, o realce da produtividade e a gestão estratégica. A gestão de custos engloba tanto o sistema de informação da contabilidade de custos quanto o da contabilidade gerencial.
O ambiente econômico atual criou a necessidade de uma reestruturação da gestão de custos. Pressões competitivas mundiais, o crescimento do setor de serviços e os avanços nas tecnologias de informação e de manufatura mudaram a natureza de nossa economia e fizeram com que muitos fabricantes dos EUA mudassem drasticamente sua maneira de operas seus negócios. Por sua vez, essas mudanças deram inicio ao desenvolvimento de práticas inovadoras e relevantes para a gestão de custos.
A gestão de custo é fundamental para o sucesso empresarial pois hoje em dia no mundo globalizado e competitivo que estamos vivenciando a otimização e eficiência dos custos é primordial para que as empresas sobrevivam, para que tenham preços competitiveis e informações confiáveis de qualidade quanto ao real custo