Custo Total
1.2 Custo Fixo Total (CFT): mantém-se fixa, quando a produção varia, ou seja, não depende do nível de produção. Ex.: Aluguéis, depreciação, etc.
1.3 Custo Variável Total (CVT): varia com a produção, ou seja, depende da quantidade produzida. Ex.: gastos c/ folha de pagamento, despesas com matérias-primas, etc.
1.4 Custo Marginal(CMg) é um custo de curto prazo e referem-se às variações de custo, quando se altera a produção, ou seja, é o custo de se produzir uma unidade extra de produto, este pode ser escrito da seguinte forma:
De modo que um produto marginal (PMg) baixo implica um custo marginal (CMg) elevado e vice-versa. Na tabela, o CMg diminui devido à ocorrência de rendimentos crescentes e aumenta quando os rendimentos são decrescentes.
1.5 Custo de oportunidade são os custos associados às oportunidades deixadas de lado, caso a firma não empregue seus recursos da maneira mais rentável.
1.6 Curva de aprendizagem
1.7 Custo irrecuperável São despesas que já ocorreram e não podem ser recuperadas e não deveriam afetar as decisões da firma.
1.8 Custo contábil são despesas efetivas mais despesas com depreciação de equipamentos
1.9 Custo econômico são custos incorridos pela firma ao usar recursos econômicos na produção (inclusive custos de oportunidade)
1.10 Custo total médio (CTMe) é o custo por unidade de produção, ou a soma do custo fixo médio (CFMe) e do custo variável médio (CVMe):
Determinantes dos Custos a Curto Prazo
A relação entre a produção e o custo pode ser exemplificada com os casos de rendimentos crescentes e decrescentes
Rendimentos crescentes e custos, na presença de rendimentos crescentes, o nível de produção aumenta relativamente ao insumo; logo, o custo variável e o custo total caem relativamente à produção. Rendimentos decrescentes e custos, na presença de rendimentos crescentes, o nível de produção diminui relativamente ao insumo; logo, o custo variável e o custo total aumentam relativamente à