CUSTO PARA PROJETOS SOCIAIS
Custo é um gasto econômico que atua na fabricação de um produto ou prestação de serviço.
Após calcular o benefício total, é necessário para um retorno econômico ter o custo do projeto.
Esse custo é denominado “custo econômico” e transcende o custo contábil por considerar o custo de oportunidade de projeto:
Custo econômico= custo contábil + custo de oportunidade
O custo contábil é todo desembolso monetário necessário para o funcionamento do projeto, que aparece nos demonstrativos contábeis.
O custo de oportunidade é o ganho que poderia resultar da aplicação alternativa de um determinado recurso. Este custo é muito comum em projetos sociais, é o gasto de horas de trabalho dos voluntários. Quando o projeto social funciona com a colaboração de voluntários, o custo de horas trabalhadas por eles não aparece no custo contábil, só porque não foram pagas. Embora, para o seu funcionamento esse recurso (as horas de trabalho dos voluntários) foi utilizado e a avaliação do seu custo deve considerá-lo. O uso alternativo desse recurso seria gastar as horas em serviço remunerado. Deste modo, o custo de oportunidade de trabalho voluntário é quanto esses profissionais estariam recebendo caso fossem remunerados.
Segundo Crepaldi(2010,p.2),contabilidade de custos é um procedimento utilizado para distinguir, medir e notificar os custos dos produtos e/ou serviços. Seu objetivo é gerar informações precisas e rápidas para a administração, para a tomada de decisões. É voltada para uma análise de gastos da sociedade no decorrer de suas operações.
REFERÊNCIAS
Contabilidade de custos. Disponível em www.administradores.com.br/producao-academica Acesso em 25 de abril de 2015.