Custo padrão
Pode-se afirmar que o orçamento pessoal/familiar seria uma espécie de Custo-Padrão, ou seja, um padrão de avaliação de desempenho (financeiro, neste caso). Custo padrão é o planejamento do custo do produto, conforme as condições de operação correntes e/ou previstas.
Baseia-se nas condições normais ou ideais de eficiência e volume, especialmente com respeito aos Gastos Indiretos de Produção. O custeio por processo é o procedimento básico deste sistema de custeio é o de acumular os custos incorridos de um período inteiro de um determinado departamento ou operação, e na seqüência dividir pelo total de unidades produzidas neste mesmo período. Neste caso a empresa utiliza de varias etapas de fabricação mantendo a mesma homogeneidade. Já o custeio por ordem de produção é um sistema utilizado quando são fabricados vários diferenciados em cada período.
Desenvolvimento
Custo Padrão:
É um custo predeterminado para a produção de uma unidade, ou de um certo número de unidades do produto, durante um determinado período no futuro próximo. É o planejamento do custo do produto, conforme as condições de operação correntes e/ou previstas.
Baseia-se nas condições normais ou ideais de eficiência e volume, especialmente com respeito aos Gastos Indiretos de Produção. Os Materiais e a Mão-de-obra baseiam-se nas condições correntes, equilibradas pelo nível de eficiência desejado, com reservas para as alterações de preços e taxas.
Um custo-padrão, como a expressão implica, consiste em duas partes: um padrão e um custo. O padrão é o método cuidadosamente predeterminado, ou forma de medir a execução de uma tarefa, isto é, fazer móvel ou montar um computador. As medições quantitativas e qualitativas e os métodos de engenharia traduzem-se em custos, a fim de se atingir um custo-padrão.
Deve-se pensar em um padrão em termos de itens específicos, tais como quilos de materiais, horas de mão-de-obra exigidas e horas de capacidade