custo na indústria
Compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens.
Introdução
As empresas industriais caracterizam-se pelo fato de atenderem às necessidades da clientela oferecendo a estes produtos diferentes dos que compram. As empresas industriais modificam os bens adquiridos, transformando-lhes a estrutura ou a composição, às vezes agregando-lhes outros materiais, às vezes agindo sobre eles de tal modo que passam ter nova aplicação ou nova utilidade.
Organização
A administração de uma empresa, para ser profícua, exige uma organização interna capaz de desenvolver com precisão as funções. E para montagem dessa estrutura de apoio é necessário que se considere, em primeiro lugar, que nas empresas industriais ocorrem duas modalidades distintas de operações:
a) - operações que se prendem à industria propriamente dita, isto é, referentes à transformação da matéria prima no produto ou nos produtos visados:
b) - operações comerciais, referentes ao movimento de compras e vendas e ao controle financeiro e econômico dessas operações.
As operações comerciais ou industriais são agrupadas pelas afinidades que apresentam, constituindo cada grupo o objeto de uma seção ou de um departamento da empresa.
Essa distribuição atende à delimitação das áreas de atividade (técnica, comercial e contábil) e permite um efetivo controle geral.
O número de seções ou departamentos subordinados a cada direção dependerá de vários fatores (ramo industrial, dimensão da empresa, tipo de produção, seu volume e escoamento, exigências legais, etc.) e as áreas diferenciadas na estrutura de uma organização industrial são, à grosso modo, as seguintes:
a) - aprovisionamento - compreendendo, geralmente os setores de compras e estocagem (almoxarifado) de materiais a transformar;
b) - fabricação - abrangendo todos os setores que se integram na linha de transformação dos materiais em produtos elaborados;
c) - comercialização -