Custo logistico
A logística possui os objetivos de minimizar custos e melhorar os níveis de serviço ao cliente. O nível de serviço é compreendido pelas expectativas de utilidades de forma, tempo e lugar do produto que, quando não atingidas, ocasionam perdas. Para atingir os objetivos, é necessário que o gestor de lo- gística saiba identificar os custos e perdas do sistema logístico para orientar o gerenciamento do sistema. O gerenciamento dos custos e perdas logísticas em um sistema deve conter a teoria do custo logístico total e como decorrên- cia a análise de trade-off’s (compensações de custos). Este capítulo aborda a teoria do custo logístico total e a análise de trade-off’s através de uma equa- ção matemática que contém os custos e perdas, fornecendo o custo logístico total do processo, subsistema, sistema e de uma cadeia de suprimentos.
Custos e perdas de uma empresa
Quando um capital é investido em um negócio gera custos, seja de fi- nanciamento de infraestrutura ou de gasto para funcionamento do negócio.
De qualquer forma é um dispêndio em uma proposta de negócio. Todo o dispêndio de dinheiro nesta estrutura nunca é totalmente aproveitado, pois existem perdas que ocorrem das mais variadas formas, seja por sobra de produtos, avarias, juros pagos, negociações mal conduzidas etc. Perda é o fato de não aproveitar a oportunidade de capitalizar a empresa com qual- quer tipo de bem economicamente mensurável. Este bem pode ser concreto como uma avaria por exemplo, ou abstrato como a marca de um produto da empresa. Diante disso é possível afirmar que os custos totais aplicados em um negócio são resultado da soma dos custos totalmente aproveitados na finalidade do negócio, acrescidos de perdas. Esta afirmação pode ser escrita pela seguinte expressão matemática:
Cef e = Cno m + Cp
Estratégia Logística
Onde:
Cefe é o custo efetivo
Cn om é o custo