Custo de Reposição
1. Dois amigos estão discutindo a respeito do valor que precisa ser investido para montar uma nova empresa. Um dos amigos afirma que é relativamente fácil determinar o valor, isto porque no mercado existe uma empresa que, em todos os sentidos, é exatamente igual à empresa que eles pretendem montar. Assim, afirma, basta analisar o balanço patrimonial daquela empresa, para saber o valor que será necessário. O outro amigo afirma que tem dúvida se este pensamento está correto e decidem consultar um contador. Assuma o lugar do contador e tire a dúvida dos amigos, justificando a sua posição.
Daria certo se fosse mensurado pelo custo de reposição.
2. Entre os itens a seguir mencionados, qual(is) apresenta(m) característica(s) de ativo (justifique as suas escolhas): [Resultado de eventos passados/está a disposição da empresa/capacidade de gerar bens futuros]
a) Uma máquina quebrada, incapaz de produzir as peças que originalmente produzia, e que pode ser vendida como sucata por $ 1.800,00.
É ativo porque está a disposição da empresa e tem capacidade de gerar benefício futuro com a sua venda, mas só pode ser ativo no valor de $ 1.800,00.
b) O carro particular de um diretor, o qual usa o veículo para ir trabalhar mas, eventualmente, faz entregas dos produtos que a empresa vende para os clientes.
Não é ativo porque não resulta de eventos passados, nem está a disposição da empresa ou tem capacidade de gerar bens futuros.
c) Um lote de mercadorias danificadas por um temporal que inundou o depósito e que não apresenta condições de venda.
Não é ativo porque perdeu a capacidade de gerar bens futuros, portanto tem que ser baixado como empresa.
d) Uma duplicata no valor de $ 8.000,00, com vencimento em 36 meses.
É ativo porque preenche todas as características.
e) Imposto de renda a recuperar, no valor de $ 82.000,00, enquanto a empresa está apurando prejuízo nos últimos dois períodos.
É ativo, desde que