Custo de produção leiteira
Vamos observar quais as expectativas e preocupações dos agentes do setor para o desenvolvimento, o MilkPoint tem feito pesquisas com 182 colaboradores, entre produtores de leite, profissionais do setor e estudantes, originários de 17 estados do Brasil. O resultado final foi o mesmo dos últimos dois anos: o custo de produção foi indicado como maior desafio para 2014.
A mão-de-obra foi apontada como um obstáculo para 26,3% dos participantes, tendo o preço do leite em terceiro, com 12% e logo após a qualidade do leite, com 9,7%.
Gráfico 1 : Qual será o maior desafio para a produção leiteira em 2014?
Fonte: MilkPoint
No entanto, a simples listagem dos desafios não é suficiente para entendermos a dinâmica do mercado e das expectativas para 2014. Uma análise mais detalhada pode nos mostrar algumas tendências que não são visíveis observando-se apenas o presente. O gráfico abaixo ajuda a elucidar alguns pontos, trazendo a variação das respostas a partir dos “Desafios de 2012”.
Gráfico 2: Comparação Desafios 2012 a 2014
Fonte: MilkPoint
O alto custo da ração continuam em um patamar elevado, houve uma compensação por parte dos preços recebidos, que alcançaram níveis recordes em 2013, o que influenciou positivamente nas finanças dos produtores de leite.
Basicamente, podemos dizer que houve uma transferência de “desafio” para o leite: enquanto houve uma queda de 15 pontos percentuais nas indicações de custo de produção, houve um aumento de 16,3% no fator mão-de-obra chegando a 26,3% do total das respostas, fazendo este quesito voltar a ter a relevância que apresentou nos Desafios de 2012 (27%). Tal preocupação com este fator reflete tanto as preocupações quanto à contratação de funcionários capacitados, hoje em falta no setor, e também ao aumento do custo dos funcionários, visto que neste ano o salário mínimo terá um reajuste de 6,8%, chegando a R$724.
O preço do leite, que havia sido o 5º desafio na edição 2012 foi o 3º fator mais