CUSTO DE OPORTUNIDADE
Toda escolha envolve uma troca, em que cada um cede alguma coisa para obter outra.
Qualquer que seja a escolha feita, algumas outras alternativas devem ser abandonadas. O
CUSTO DE OPORTUNIDADE da alternativa escolhida é o valor mais alto entre as alternativas abandonadas. Popularmente, é comum se afirmar que “ nada na vida é de graça”. Esse pensamento expressa a ideia central da Ciência Econômica – “ Toda escolha envolve um custo”. Nessa concepção da Ciência Econômica, qualquer escolha feita por um agente econômico quanto à alocação de recursos escassos, implica uma relação entre custos ( os meios empregados ) e benefícios ( os fins alcançados ). Além de considerar outros fins que poderiam ser alcançados com os mesmos recursos, que constituem os custos de oportunidade.
No mundo dos negócios, as decisões empresariais são sempre tomadas considerando que os recursos disponíveis são escassos. Essa escassez se manifesta de várias formas, como por exemplo, capital, recursos materiais, humanos e o tempo. Qualquer decisão gerencial envolve uso de recursos escassos e, portanto, gera a perda de oportunidade de aplicações alternativas desses recursos. Exemplos práticos:
Exemplo Pessoal:
Digamos que entre às 19:00 você tinha o hábito de assistir telenovela com a sua família, porém, neste mesmo horário você resolve fazer um curso de informática no intuito de subir de cargo na empresa que você atua. Aonde está o custo de oportunidade??? Está no sacrifício do tempo do convívio com a sua família para você fazer o seu curso de informática na esperança de subir de cargo e com isso obter uma renda salarial melhor.
Exemplo Profissional:
Vamos supor que você é dono de uma empresa de eletrodomésticos especializada na fabricação de geladeiras e fogões, onde são fabricados 10 fogões e 4 geladeiras por mês. De um mês para o outro surge uma forte demanda por geladeiras, ou seja, toda matéria-prima e mão de obra utilizados na fabricação de fogões serão direcionados a