Custo de oportunidade
Eficiência técnica – entre 2 ou + processos de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, utilizando menor quantidade física de fatores de produção.
Eficiência econômica – é aquele processo que permite produzir uma mesma quantidade de produto, com menor custo de produção.
Função de Produção – é a relação técnica entre a qntd física de fatores de produção e a qntd física do produto em determinado período de tempo. Tal função supõe que foi atendida a eficiência técnica, ou seja, representa a máxima produção possível, em dados níveis de mão-de-obra, capital e tecnologia; é um conceito mais físico ou tecnológico.
Isoquantas – igual quantidade, pode ser definida como uma linha onde todos os pontos representam infinitas combinações de fatores, mesma qntd produzida.
Economia de escala técnica – quando a produtividade física varia com a variação de todos os fatores de produção.
Economia de escala pecuniária – quando os custos por unidade produzida variam com variação de todos os fatores de produção.
Rendimentos crescentes da escala – se todos os fatores de produção crescerem numa mesma proporção, a produção cresce numa proporção maior.
Rendimentos decrescentes da escala – ocorre quando todos os fatores de produção crescem numa mesma proporção, e a produção crescer numa proporção menor; representa um conceito de longo prazo, em que não há fatores de produção fixos.
CUSTOS DE PRODUÇÃO
Custos contábeis – envolvem dispêndio monetário; é o custo explicito, considerado na contabilidade privada.
Custos de oportunidade – são custos implícitos que não envolvem desembolso. São os valores dos insumos que pertencem a empresa e são usados nos processos produtivos, e que são estimados a partir do que poderia ser ganho.