custo de oportunidade poupar e consumir
NAUAMA DIAS
LUCY FALQUEVCZ
O custo de oportunidade é o valor da melhor alternativa sacrificada na pratica de um ato, ou seja, aquilo que temos que abrir mão quando praticamos uma ação. Cada ação praticada por um indivíduo consome um bem escasso, podendo ser tempo ou dinheiro, ou ainda ambos, qualquer ação que pratiquemos exige sacrifício de algum outro bem no qual poderíamos ter usado nosso tempo e dinheiro. (HALL, LIEBERMAN, 2003, p. 23).
Os consumidores possuem uma renda limitada conhecida como restrição orçamentária, todo bem que este deseja adquirir, possui um preço, logo cada consumidor pode comprar apenas uma quantidade limitada de bens, não podendo comprar tudo que deseja, pois cada compra diminui sua renda monetária, isso confronta cada consumidor com o problema da escassez onde este deve escolher entre vários produtos aquele que melhor satisfaça suas necessidades e respeite as limitações de sua renda. Cada indivíduo escolherá uma diferente combinação de bens que lhe satisfaça, dependendo da sua renda e cultura. Independente da renda, todos enfrentam uma restrição orçamentária, claramente essa limitação é mais grave para consumidores com rendas inferiores. (McCONNELL, L.BRUE, 2001,p. 119).
Com base nos conceitos dos autores anteriormente citados, essa pesquisa fará uma análise do comportamento dos consumidores baseados em suas restrições orçamentárias e custo de oportunidade. Será investigado através de coleta de dados se realmente os indivíduos maximizam sua renda e faz uso do seu comportamento racional, se estes estão dispostos a abrir mão dos produtos supérfluos, tendo em vista que a pesquisa será realizada com indivíduos de renda até três salários.
Mais a frente será abordada também à questão da poupança, a dificuldade que os indivíduos têm de abrir mão do consumo em curto prazo para poupar, neste caso para pouparem, o custo de