Custo De Implanta O De Energia Solar
1 – INTRODUÇÃO
2- MATERIAIS E MÉTODOS
2 – MATERIAS E METODOS
2.1 – Famílias de baixa renda
Para a presente apresentação de custos de implantação de energia solar fotovoltaica, considera-se uma residência com aproximadamente 63 m² representada na Figura 1, constituída de dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro onde moram 4(quatro) pessoas com um consumo médio de 140,00 kWh/mês com uma renda de 3 Salários Mínimos. Essas informações representam 58% das residências do país.(Tavares 2006)
Figura 1 Representação geométrica da casa analisada.
Fonte: Sorgato(2009)
Considerando o custo de R$/kWh sendo 0,36931 a casa tem como tarifa no final do mês bruta de aproximadamente 51,07 reais. Levando em consideração que o objetivo é reduzir 100% do consumo de energia da concessionaria e vender o excedente de produção para a mesma através do sistema de grid tie, que por sua vez atua como transformador da energia.
Segundo orçamentos da PORTAL SOL o custo bruto ficaria aproximadamente 10 mil reais, podendo sofrer variações. A tabela 1 resume os custos e os benefícios.
Tabela 1 Quadro de resumos do orçamento da PORTAL SOL.
Fonte: http://www.portalsolar.com.br/calculo-solar
2.2 – Famílias de renda alta
http://www.portalsolar.com.br/calculo-solar
TAVARES, S. F. Metodologia Para Análise do Ciclo de Vida Energético de Edificações Residenciais Brasileiras. 225 f. Florianópolis, 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
SORGATO, M. J. Desempenho Térmico de Edificações Residenciais Unifamiliares Ventiladas Naturalmente. 216 f. Florianópolis, 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.