Custo de capital
Objetivos
Adquirir noções sobre: * Como determinar o custo de capital próprio de uma empresa. * Como determinar o custo de capital de terceiros de uma empresa. * Como determinar o custo total de capital da empresa.
1.1. – Introdução Suponha que você tenha acabado de se tornar presidente de uma grande empresa, e que a primeira decisão que enfrentará diz respeito a prosseguir com um plano para renovar o sistema de armazenagem e distribuição da empresa. O plano custará $ 50 milhões à empresa, e espera-se que economize $ 12 milhões por ano, após o impostos, durante os próximos seis anos.
Esse é um problema típico de orçamento de capital. Para resolvê-lo, você precisa determinar os fluxos de caixa relevantes, descontá-los e, se o valor presente líquido for positivo, aceitar o projeto: se o VPL for negativo, você deveria rejeita-lo. Até agora, tudo bem; mas, que taxa você deve usar como taxa de desconto?
Com base no que já foi estudado sobre risco e retorno, você sabe que a taxa correta depende do risco do sistema de armazenagem e distribuição. Em particular, o novo projeto tem VPL positivo apenas quando seu retorno é maior do que o retorno oferecido pelo mercado financeiro em investimentos de risco semelhante. Chamamos esse retorno mínimo exigido de custo de capital associado ao projeto.
Portanto, para tomar a decisão correta como presidente, você precisa examinar quanto o mercado de capitais tem a oferecer, e utilizar essa informação para estimar o custo de capital do projeto. Nosso objetivo é descrever como fazer isso. Existem diversas abordagens para essa tarefa, e diversas questões conceituais e práticas estão a ela associadas.
Um dos conceitos mais importantes a serem desenvolvidas é o do custo médio ponderado de capital (WACC). Esse é o custo de capital para uma empresa como um todo, e pode ser interpretado como retorno exigido para a empresa toda. Ao discutirmos o WACC, reconheceremos o fato