custo com pessoal
1 INTRODUÇÃO 3
1.1PROBLEMA DA PESQUISA 3
1.2 OBJETIVOS 3
1.3 QUESTÕES DE PESQUISA 4
1.4 JUSTIFICATIVA 4
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
2.1 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTO 6 Nos custos semivariáveis, há variação no valor total pelo volume de unidades produzidas, mas não exatamente na mesma proporção. Estes custos têm uma parcela fixa com relação ao valor e, a partir de determinado ponto, passam a ter comportamento igual ao dos custos variáveis. 9 9
2.2 O CUSTO DA MÃO DE OBRA DO EMPREGADO 9
2.3 REGIMES TRIBUTÁRIOS 14
METODOLOGIA 18
3.1 PESQUISA QUANTO A ABORDAGEM 18
3.2 PESQUISA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS 18
3.3 QUANTO AS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS 18
3.4 QUANTO AO LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PESQUISA E QUANTO A POPULAÇÃO PESQUISADA 19
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade de custos é um ramo da Contabilidade que produz informações, organiza, analisa e interpreta os custos de bens, serviços, depreciações e com pessoal, para auxiliar o planejamento e controle de operações para tomada de decisões.
As informações de custos geram um sistema de informações gerenciais de alta importância para as empresas, em meio disso podem-se obter dados de custos para a medição de lucros, planejamentos e controle das mesmas.
Nesse sentido, podemos destacar a sua importância gerencial no setor pessoal, onde ela proporciona suporte para controle de encargos e salários dos funcionários, assim como outros custos que são necessários para uma maior produtividade e segurança, necessários para o funcionário da organização. Entre algumas obrigações da empresa para com o empregado, encaixam-se a contraprestação pelos trabalhos, fixado no contrato individual, INSS, FGTS, Férias, 13º Salário e DSR.
1.1 PROBLEMA DA PESQUISA
Quais são encargos sociais que o funcionário gera para o empregador?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Analisar os custos gerados pelos funcionários para uma empresa.
1.2.2 Objetivos Específicos
Apresentar um estudo sobre a