Custo Brasil
Ji-Paraná
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O Brasil possui umas das maiores cargas tributárias do mundo. No entanto, os tributos arrecadados, infelizmente, não chegam por completo até o destino no qual deveria ser dado. Ocorre que boa parte ou não é recolhida (sonegação) ou é desfalcada dos bancos públicos (corrupção), causando um rombo em que os mais prejudicados são os trabalhadores brasileiros, que pagam valores abusivos ao governo e não recebe os mínimos serviços públicos.
Isso faz com que haja um colapso econômico, porque se o valor que deveria ser arrecadado pelo setor público não corresponde ao que é alçado, mais imposto é cobrado da população e menos serviços públicos são prestados a população, a qual tem de trabalhar a qualquer custo para pagar o preço do país.
Sob essas perspectivas, a presente pesquisa tem o objetivo de abordar esses fatores econômicos relacionados aos encargos tributários do país, explanado os motivos e as consequências desse sistema desigual que fomenta o aumento da pobreza e, em contrapartida, o aumento da riqueza dos grandes empresário brasileiros.
2. CUSTO DO BRASIL PARA OS BRASILEIROS
A maior parte dos países baseia-se no sistema tributário para arrecadar fundos capazes de suprir as necessidades públicas com relação à prestação de serviços aos seus respectivos cidadãos. Este sistema, quanto aplicado de forma coerente, garante à sociedade melhor qualidade de vida, visto que, os indivíduos desta gozaram de bons hospitais, escolas, segurança, espaços de lazer....enfim, serviços públicos.
Todavia, ocorre que no Brasil o encargo tributário é altíssimo se levado em contato a ineficácia dos serviços prestados a população. Isso acontece pois no país a se mostra presente desde a base da sociedade até as camadas mais alta, fazendo com que os mais espertos tornem privado o dinheiro público.
Para se ter uma ideia,