Custeio
Certamente, nos dias de hoje, devido a grande competitividade no mercado, as empresas buscam diversas maneiras de obterem rentabilidade, agregar valor de mercado, desenvolver-se sustentavelmente e diminuir seus custos.
Para se sobre-sair nesta disputa, a grande maioria das empresas, busca organizar-se nos custos, para obter uma diferenciação no mercado. Uma citação que demonstra isto, é a de Harrison (2005), que uma organização atrelada ao uma vantagem competitiva voltada em custos deve ressaltar a eficiência na produção, baixos níveis de custos administrativos e volumes altos.
O objetivo é a redução de custos, pois é uma realidade no cenário atual e faz parte da chave para o sucesso da empresa, porém, se falta conhecimento a contabilidade de custos, que é a detentora das informações decisórias para uma gerencia , de nada irá adiantar tentar realizar estas reduções, perdendo a chance de gerar uma vantagem competitiva.
Visando melhorar e agregar o conhecimento, o cerne deste trabalho, tem por objetivo, explanação sobre o custeio por ordem de produção, com a finalidade de apresentar a aplicação do custeio por ordem de produção.
2. Desenvolvimento
O custeio por ordem de produção, caracteriza-se sendo um sistema de custeamento, onde, cada elemento de custo é avaliado separadamente, conforme ordens específicas de produção, determinadas pelo setor de Programação e controle de produção (PCP), estas ordens de produção são emitidas e são elas quem “ditam” o ritmo de produção, somente com as ordens de produção autorizadas, poderá ser dado o início a produção, sendo estas ordens de produção não contínuas.
Este sistema , é provavelmente a forma mais antiga de apuração de custos, pois hoje em dia, estas ordens de produção, separam através de uma conta de produto em elaboração, os custos diretos e indiretos. Sendo assim, os gastos gerais para a fabricação, são alocados inicialmente as contas em seus devidos departamentos,