Custeio Variavel
CURSO DE ADMINISTRAÇAO
CONTABILIDADE DE CUSTOS E FINCANCEIRA
CONTABILIDADE DE CUSTOS: CUSTEIO VARIÁVEL
Uruaçu/GO
Junho/2013
ARTHUR ALBUQUERQUE
ELILANIA ROSA
HILDA CRISTINA
LUIZ JOVER
MARLY LAURINDO ALVES ABREU
NILDA MOREIRA SALGADO
PAULO HENRIQUE CARDOSO
CONTABILIDADE DE CUSTOS: CUSTEIO VARIÁVEL
Trabalho apresentado pela turma do 5º Período para obtenção da Graduação em Administração do professor Carlos José dos Santos.
Uruaçu/GO
Junho/2013
INTRODUÇÃO
Custo variável é a soma dos fatores variáveis de produção. Custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho, exemplos incluem o custo de materiais, suprimentos e salários da equipe de trabalho.
São exemplos de custos variáveis: Matéria prima, insumos diretos , embalagens ,comissão de vendas , impostos diretos de venda ( ICMS / SIMPLES / ISS / PIS / CONFINS / IPI / IRPI / CONTRIBUIÇÃO SOCIAL ) fretes de vendas , mão de obra industrial .comissão de administradora de cartão de crédito, mão de obra terceirizada.
A partir da natureza dos custos fixos, arbitrariedade em seu rateio e variação global, criou-se um critério alternativo ao custeio de absorção, trata-se do custeio variável (ou direto), onde se agrega apenas o custo variável, tratando o custo fixo como despesa. Nas demonstrações a base do custeio variável, obtêm um lucro que acompanha sempre a direção das vendas.
CUSTEIO VARIÁVEL
No sistema de custo variável o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo