custeio variavel e custeio alvo
Levando em conta que o mercado a cada dia mais se torna competitivo, entra em cena o fator custo, que é o responsável pelo lucro da empresa que decide ou não a continuidade da mesma no mercado. Dessa forma conceitos, métodos foram elevados a nível estratégico.
Contudo, as empresas buscam melhores instrumentos gerenciais nas suas tomadas de decisões. Então, investimentos e planejamentos são feitos para ajudar na otimização dos custos, viabilizando melhores resultados para sua empresa, consolidando a mesma e garantindo sua continuidade e retorno do seu capital investido.
Daí é entendido que as vantagens competitivas se dão da forma como elas são executadas ( Hammer 2001). De que forma ? Identificando os problemas e eliminando os custos estruturais e operacionais, Aqueles que não somam valor à empresa, levando em conta a importância do comprometimento de sempre evitar o desperdício e manter os empregados e gestores motivados, para diversificar o mix de produtos, de custo a longo prazo.Isso tudo estimulado e estipulado pela empresa. Por isso o planejamento anual estratégico, é pouco para se definir todas as ações por um longo período de tempo.
Por este fato, que temos que nos adequar às tecnologias e a globalização. Temos pouco tempo nas novas tomadas de decisões, mas para isso aparecem as novas estratégias, fazendo com que os negócios sejam analisados continuamente.
O Custeio alvo é um sistema de planejamento de lucros e gerenciamento dos custos, direcionado no preço focado no consumidor e no mercado, levando em conta a a competitividade do mercado global.
Já os Custeio Variáveis são aqueles que ocorrem na proporção da quantidade produzida. Ou seja, variam de acordo com o volume de produção. Quanto maior a quantidade fabricada maior o seu consumo. O valor do custo varia de acordo com o volume de produção.
Com ênfase no custo