Custeio por absorção
1- Engloba custos totais: fixos, variáveis, diretos, indiretos.
2- Utiliza-se o critério de rateio, para o caso de apropriação de custos indiretos, quando houver dois ou mais produtos e serviços.
3- Embora seja exigido pela legislação brasileira, não é considerado muito útil como análise de custos, pois pode apresentar possíveis distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços.
4- Os resultados apresentados sofrem influência do volume de produção. O sistema de custeio ABC oferece melhor observação dos custos por meio de uma análise das atividades realizadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Com isso é possível observar melhor os custos podendo assim planejar programas para sua redução, melhoria de processos oferecendo mais lucro para as organizações. Assim o Custeio ABC determina as atividades que consomem os recursos da empresa, alocando-as em centro de custos por atividade. Logo em seguida, pra cada um desses centros de atividades, atribui-se custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos, podendo assim determinar quais os produtos são subcusteados e quais são supercusteados , melhorando assim as decisões gerenciais. O Custeio ABC divide-se em dois estágios:
1- Custeio das atividades: Os custos são direcionados as atividades.
2- Custeio dos objetos: Os custos são atribuídos aos produtos, serviços e clientes. Uma de suas principais restrições é a de que não é aceito pelo fisco.
Conclusão No Custeio por Absorção, por sofrer influência pelo volume de produção, isso