Custeio contabilidade
GESTÃO DE CUSTOS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PARA NÃO CONTADORES
Ana Amélia M. Botelho* Roberto Vatan dos Santos **
Resumo: O objetivo deste estudo é buscar meios de facilitar o uso da contabilidade de custos nas pequenas empresas, auxiliando seus gestores no controle e nas tomadas de decisões e ampliando a visão dos mesmos sobre o negócio. A abrangência do uso da contabilidade de custos por empreendedores que não possuem conhecimento aprofundado sobre tal assunto pode ser facilitada por meio de uma linguagem mais acessível sobre gestão de custos, aproximando a teoria da prática, e tornando visíveis os resultados que esse controle poderá oferecer ao empresário, principalmente em relação à rápida reação às oscilações do mercado. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória aprofundada por meio de revisão bibliográfica sobre a Contabilidade de Custos, seguida de um estudo exploratório sobre as micro e pequenas empresas no Brasil e sua importância no cenário econômico nacional e, finalmente, foi realizado um estudo de caso em uma microempresa de fabricação e venda de sorvetes, com a elaboração de um modelo simplificado de custos baseado no Custeio Variável e aplicação de algumas ferramentas de análise de custos em dados relativos ao mês de fevereiro de 2004.
1
INTRODUÇÃO
De acordo com Kassai (1997), as empresas de pequeno porte têm desempenhado um
papel importante no cenário econômico mundial. Elas representam o início de grandes empresas, geram muitos empregos, e movimentam uma significativa parte da economia mundial. Conforme estudo realizado pelo INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE (2001), as micro e pequenas empresas contribuem para o
*
**
Graduada em Contabilidade pela FEA/USP. Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP e Pós-Doutor em Contabilidade e Controladoria pela University of Illinois, EUA. (vatan@usp.br)
2
desenvolvimento e crescimento do país ao servirem de “colchão” amortecedor