CUSTEIO ABSOR O X CUSTEIO VARI VEL
Ciências Contábeis
Contabilidade de Custos
Pesquisa:
CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO VARIÁVEL
Aluna: Elisandra Pedro da Silva – RA: 4200052916 – 5° CCO
Professor: Fábio Alves dos Santos
JACAREÍ
Abril – 2014
CUSTEIO ABSORÇÃO X CUSTEIO VARIÁVEL
Tanto o Custeio por Absorção quanto o Variável são Modelos de Apuração do Resultado. Podemos perceber que existe diferença entre ambos, principalmente na forma de consideração dos custos fixos no resultado.
O Custeio por Absorção possui algumas características, tais como:
- O Custo Fixo só é lançado ao resultado no momento da venda do produto a terceiros e proporcionalmente à quantidade vendida, ou seja, tanto o Custo Fixo quanto o Custo Variável compõem o saldo de estoque até que o produto seja vendido.
- Este é o modelo utilizado na prática, pois atende o princípio contábil do Confronto da Receita com a Despesa e atende a Legislação Fiscal.
- Este método de custeio permite melhor distribuição do custo durante o exercício, diminuindo o impacto da sazonalidade de produção em determinado mês; já que não leva ao resultado todo o valor de Custo Fixo decorrente da produção do mês, somente o Custo Fixo do produto vendido.
A desvantagem é que gerencialmente não é o melhor modelo a ser usado, pois não evidencia a relação entre produção e venda. O
Custeio Variável atribui as seguintes características:
- Por este método de custeio os Custos Fixos do período são integralmente lançados ao resultado como gasto do período, não compondo o saldo de estoque. Isso por considerar o Custo Fixo como gasto necessário à manutenção da capacidade de produção.
- Gerencialmente esse método de custeio é preferível por demonstrar claramente a relação entre produção e venda. Já que o Custo Fixo não varia de acordo com a quantidade produzida, este seria um gasto do período e não de produção.
- A Legislação Fiscal não aceita esse método, visto que considerando a totalidade do Custo Fixo como